terça-feira, 30 de março de 2010

BALANÇO DO MÊS DE MARÇO



Por Glaucon Andrade (Estudante do Curso de Logística da FBV)

Odebrecht cria holding para atuar em transportes e logística

O Grupo Odebrecht anunciou a criação de uma holding que será responsável pelos investimentos em transporte e logística no Brasil. O plano é criar empresas mais focadas, em lugar de controlar esses projetos a partir de uma superholding de infraestrutura.
A nova empresa, OTP (Odebrecht TransPort), administrará projetos montados ou em construção, como a Embraport (terminal portuário em Santos, em construção) e participação de 15% no consórcio operador da linha amarela do metrô.
A OTP será a responsável por administrar R$ 5 bilhões em investimentos programados até 2014. Entre os projetos estão concessões rodoviárias (o que inclui os trechos sul e leste do Rodoanel de São Paulo).
Fonte: Folha de S. Paulo
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MTF Transportes investe em aumento de frota e em tecnologia de segurança embarcada

Além das tradicionais certificações exigidas pelo mercado, a MTF Transportes e Terminais está aumentando a sua frota com veículos próprios e contratados e investindo em tecnologia de segurança embarcada.
A instalação de novas tecnologias nos veículos possibilita à empresa atender os mais exigentes PGRs – Plano de Gerenciamento de Risco existentes no mercado (atualmente, 90% de sua frota está adequada para atender este alto padrão de exigência) que visa não somente a segurança, com também a logística de suas operações.
Para atender à crescente demanda por seus serviços, e até mesmo as consultas por potenciais clientes, a empresa iniciou um novo processo de contratação de veículos agregados com o objetivo de equilibrar o crescimento e dar uma pronta resposta ao mercado.
Nesta fase inicial, os contratados irão compor 40% do total da frota, sem o comprometimento da qualidade, pois, além da análise das condições e do ano de fabricação dos veículos, eles são capacitados e personalizados com a marca da empresa, recebem todos os recursos de tecnologia eletrônica embarcada, os motoristas são criteriosamente avaliados e submetidos a treinamentos, testes periódicos, exames médicos e psicológicos, entre outras características.
A MTF está planejado também, ainda para este ano, a aquisição de novos veículos, aumentando a capacidade da frota em mais 40% entre cavalos mecânicos, caminhões e semirreboques.

Fonte: Logweb
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Movicarga traz ao Brasil primeiro lote de empilhadeiras elétricas Nissan

A Movicarga, distribuidora oficial da Nissan Forklift no Brasil, acaba de receber parte do primeiro lote de empilhadeiras elétricas da marca. Os equipamentos chegaram pelo porto de Santos há alguns dias, já foram desembaraçados e estão na empresa para comercialização.
O lote é composto por paleteiras e empilhadeira retrátil, fabricadas pela subsidiária sueca, a ATLET. Com capacidades que variam de 1,6 a 2,5 toneladas, os diferentes modelos são facilmente adaptáveis às operações de warehouse do Brasil.
“Com a crescente demanda por equipamentos elétricos, estamos trazendo pela primeira vez ao Brasil os equipamentos elétricos da Nissan e acreditamos que eles se adaptarão perfeitamente as necessidades e peculiaridades brasileiras”, declara Guilherme P. Osório, gerente geral da Movicarga.
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Movicarga traz ao Brasil primeiro lote de empilhadeiras elétricas Nissan

A Movicarga, distribuidora oficial da Nissan Forklift no Brasil, acaba de receber parte do primeiro lote de empilhadeiras elétricas da marca. Os equipamentos chegaram pelo porto de Santos há alguns dias, já foram desembaraçados e estão na empresa para comercialização.
O lote é composto por paleteiras e empilhadeira retrátil, fabricadas pela subsidiária sueca, a ATLET. Com capacidades que variam de 1,6 a 2,5 toneladas, os diferentes modelos são facilmente adaptáveis às operações de warehouse do Brasil.
“Com a crescente demanda por equipamentos elétricos, estamos trazendo pela primeira vez ao Brasil os equipamentos elétricos da Nissan e acreditamos que eles se adaptarão perfeitamente as necessidades e peculiaridades brasileiras”, declara Guilherme P. Osório, gerente geral da Movicarga.
A Wilson, Sons, que por meio de suas subsidiárias é uma das maiores operadoras integradas de serviços marítimos, portuários e de logística do Brasil, registrou em 2009 um crescimento de 91,9% do lucro líquido, em comparação com o mesmo período de 2008, chegando a US$ 90 milhões.

O EBITDA alcançou US$ 128,4 milhões, um crescimento de 4,6% em relação ao obtido no mesmo período do ano passado. A margem EBITDA ganhou 2.2 pontos percentuais (p.p), atingindo 26,9%.
"A apreciação do Real e os desdobramentos da crise financeira continuaram a pressionar a corrente de comércio. Mesmo neste cenário adverso, a Wilson, Sons provou que conta com um modelo de negócios sólido e bem estruturado, que resultou em crescimento e resultados importantes no período", explica Felipe Gutterres, Chief Financial Officer (CFO) da subsidiária brasileira e diretor de Relações com Investidores da companhia.
Os principais fatores que contribuíram para esses resultados foram: o crescimento do volume nos terminais portuários, maior porcentagem da receita de operações especiais em rebocagem, bom desempenho no segmento offshore e o crescimento da receita e da Brasco, terminal de O&G.
Os investimentos de US$ 149,6 milhões da Wilson, Sons apresentaram um crescimento de 59,9% em 2009. Os recursos foram destinados principalmente à expansão e renovação da frota e compra de equipamentos para as novas operações logísticas.
Destaques por segmento
A receita liquida dos terminais portuários da Wilson, Sons chegou a US$ 175,4 milhões em 2009, crescendo 2,7% em comparação a 2008, chegando a 888,3 mil TEUs. Destaque para o Tecon Rio Grande, com crescimento de 4,8% no ano e para o terminal de O&G Brasco, cuja receita cresceu 78,3%, com a entrada de novos clientes e o aumento das operações spot.
No segmento de rebocagem, o resultado operacional cresceu 7,2% em 2009, chegando a US$ 52 milhões. As operações especiais, que registraram um aumento na receita líquida de 5,3 p.p. ajudaram a gerar um EBITDA de US$ 61,3 milhões, aumento de 12,5% em relação a 2008.
A sequência de bons resultados trimestrais no segmento de Offshore foi consolidada. A receita líquida no último trimestre cresceu 38,2%, chegando a US$ 10,7 milhões, possibilitado pela expansão da frota de 5 para 7 PSVs (Plataform Supply Vessels). No acumulado do ano, o crescimento foi de 76,9%, com receita de US$ 38,1 milhões.
Na área de logística, a estratégia focada em operações de maior valor agregado e nas operações in-house produziram um EBITDA 6,5% maior no período.
O agenciamento marítimo continua seu trabalho de redução de despesas e ajustes operacionais em busca de resultados importantes no futuro. Por enquanto, pode-se destacar uma maior diversificação dos serviços de base e as novas soluções para os clientes do setor de óleo e gás.
Fonte: http://logweb.com.br/index.php?urlop=noticia&nid=MjI5NzU=
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As lições do homem mais rico do Brasil

Em entrevista à série Grandes Líderes, o empresário Eike Batista, controlador do grupo EBX e o homem mais rico do Brasil, falou sobre o crescimento do grupo, novas áreas em que pode investir e rebateu as críticas de que a atual valorização de suas empresas seria uma “bolha”. Segundo ele, todos os seus negócios partiram do zero – e como tal têm um período de maturação que leva, em média, cinco anos. “Não tem projeto que fique em pé no curto prazo”, disse ele.
Durante a entrevista, Eike deu dicas de como um investidor deve lidar com a bolsa de valores — pensar no longo prazo e estudar muito a empresa antes de comprar seus papéis são dois de seus mandamentos — e afirmou que “dinheiro tem que ser tratado com carinho”. Desse assunto, como mostra sua fortuna de 27 bilhões de dólares, Eike parece que entende. Clique nas fotos para assistir a cada trecho da entrevista.

http://portalexame.abril.com.br/blogs/por-dentro-das-empresas/2010/03/29/as-licoes-do-homem-mais-rico-do-brasil/

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